Reportagem do Diário Catarinense, por Maurício Frighetto
Prefeitura afirma que até o final do mês um estudo ambiental será entregue à Fatma, que precisará dar o aval para a obra
Luta antiga da comunidade, a ciclovia na Rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, não tem data para sair do papel e virar realidade.
Segundo o secretário de Obras da Capital, Luiz Américo Medeiros, vai ser elaborado até o fim do mês um estudo ambiental para ser entregue à Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que precisa dar o aval à construção. Depois disso, há outro desafio: conseguir os R$ 3,5 milhões necessários à obra.
Daniel de Araújo Costa, presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo), diz que não faltam entusiastas da ciclovia na Osni Ortiga.
– O prefeito (Dário Berger), o vice (João Batista Nunes), o secretário de Obras (Luiz Américo) e até o presidente da Fatma (Murilo Flores) já se mostraram favoráveis ao projeto. Mas parece um jogo de empurra-empurra muito grande. Está difícil para a gente identificar o verdadeiro empecilho que impede que a obra seja feita – apontou Daniel, que disse já ter sido atropelado na avenida.
Mobilização pela construção teve até abaixo-assinado
Segundo Luiz Américo, a ciclovia na Osni Ortiga vai ter três quilômetros e ligará a Avenida das Rendeiras ao trevo do Porto da Lagoa. A ideia é levantar os recursos por meio dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Atualmente, o projeto está na Secretaria de Obras porque a Fatma solicitou um Relatório Ambiental Preliminar (RAP). Em carta enviada ao blog Movimento Ciclovia na Lagoa Já (movimentociclovianalagoaja.blogspot.com) no dia 13 de junho, o presidente Murilo Flores ressaltou: “Volto a dizer que se trata de um estudo muito simplificado, mas ainda não foi entregue pela prefeitura à Fatma”.
De acordo com o presidente da ViaCiclo, a mobilização em torno da obra ganhou força em 2008, com uma manifestação que colocou mais de 200 bicicletas na rua.
Também foi feito abaixo-assinado e uma audiência pública para debater o assunto. E, em 2009, veio a notícia: a Osni Ortiga teria uma ciclovia.
– Vixe! Ouço que tem projetos de uma ciclovia aqui há 10 anos, quando me mudei pra cá – disse o autônomo Lucas Campos, 42 anos, que usa a bicicleta na região sem ver nem sinal de uma ciclovia passando por ali.
Vamos ter que nos mobilizar ou então esperar sentado né, pq essa história já está rolando há anos!!
ResponderExcluirOlá Nathalia,
ResponderExcluirBem, para dizer a verdade, o Daniel Biólogo (atual Presidente da Viaciclo e q foi entrevistado nesta reportagem) já está há mais de 10 anos lutando por esta ciclovia. Há pouco tempo, tinha uma Bicletada mensal, aos sábados, só para reivindicar a implantação da mesma. Para mim, além de vontade política, também falta a população enxergar os benefícios desta ciclovia e se organizar para lutar por ela.
Abraços, Biker!