Treinamento funcional também é destaque na 24ª Fitness Brasil Internacional
(abril/2014, em Santos, SP)
TEXTO DE HUGO GENARO 01/04/2014
Quem está cansado dos tradicionais exercícios de academia, agora, tem uma alternativa para deixar o corpo em forma: o treinamento funcional.
Recente fenômeno entre os amantes de atividades físicas, o método se propõe a trabalhar os grupos musculares de forma integrada, através de exercícios baseados em movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
Devido
ao seu crescimento no País, o treinamento funcional terá destaque na 24ª Fitness Brasil Internacional, maior congresso para profissionais de Educação Física do Mundo, entre os dias 18 e 21 deste mês (abril/2014), em Santos.
Serão 12 cursos relacionados à modalidade, que dá a seus praticantes força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
“O treinamento funcional tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece em alguns exercícios da musculação.
Por isso, é uma alternativa para quem está cansado das modalidades mais tradicionais. Os exercícios têm um feito plástico visual diferenciado, dão um estímulo diferente ao corpo e são eficientes para gasto energético”, explica Tavicco Moscatello, gerente de conteúdo da Fitness Brasil e especialista na modalidade.
No treinamento funcional, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. Assim, é possível trabalhar diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, e criar uma infinidade de variações de exercícios. Por isso, além dos benefícios para a força dos músculos, o método também contribui para o emagrecimento e treinamento cardiovascular, por meio do estímulo à redução do percentual de gordura.
“O
treinamento funcional gera um gasto energético maior por conta ativação simultânea de vários músculos. Outra vantagem é poder ser realizado em ambientes abertos, o que serve de motivação. Não é a modalidade mais recomendável para quem somente busca a hipertrofia (aumento das massa muscular). A musculação é muito eficiente para a este objetivo, que não é o propósito central do funcional. Neste caso, pode servir como um treinamento complementar”, explica Tavicco.
MÉTODOS
– Com esse crescimento, novas metodologias baseadas no treinamento funcional surgem, com o objetivo de trazer aos profissionais de educação física maneiras eficazes, e cientificamente comprovadas, de prescrever os exercícios. Um desses métodos é o Funtional Circuit, que tem como principais objetivos o emagrecimento e o condicionamento físico.
“O circuito equilibra a estimulação e recuperação, sempre mantendo uma intensidade elevada. Assim, há um alto gasto energético durante e após à aula. Ou seja, para se recuperar, o organismo continua consumindo uma quantidade considerável de calorias, favorecendo ainda mais o emagrecimento”, argumenta Tavvico Moscatelo, criador da metodologia.
Outra
novidade é Método Integrado Mormaii, que une o treinamento funcional ao tradicional Pilates e ao Five Konzept, sistema voltado relaxamento e eliminação de dores. Para tal, a empresa, referência na América Latina por suas roupas de neoprene para surf e esporte aquáticos, ingressou no segmento fitness, criando uma linha de aparelhos e oferece um sistema de franquia da metodologia.
Com
88 cursos destinados a cerca de cinco mil profissionais de Educação Física e segmentos afins, a 24ª Fitness Brasil Internacional terá a sua estrutura principal montada no Mendes Convention Center. Em paralelo, o evento contará com a tradicional Feira, aberta ao público, com mais de 80 expositores, apresentando as novidades e destaques do mercado em equipamentos, vestuário, nutrição e suplementação, com expectativa de atrair cerca de 80 mil pessoas nos quatro dias.
Além
de educadores físicos, o evento recebe nutricionistas, fisiologistas,
gestores de academias e universitários, discutindo o que há de melhor no
fitness e bem-estar. A programação e inscrições estão disponíveis no
site oficial do evento: www.fitnessbrasil.com.br/ santos/cursos.
Nenhum comentário