Soul SL 929 Carbon XTR |
Chegando ao serviço, ao tentar dar a última pedalada, para vencer o topo de uma rampinha, a corrente travou e a bike parou totalmente. Como acontece nesta situação, a bike começou a tombar para um dos lados. Consegui, num reflexo, livrar um dos pés que estava clipado, mas a bike estava prestes a tombar para o outro lado. Pelo menos cairia em cima de alguns arbustos, ao invés de cair para o lado contrário (da escada), mas consegui livrar o segundo pé a tempo!
Estava atrasado e pensei que a corrente tinha travado por falta de lubrificação.
Quando fui sair pedalando, durante o horário de almoço, para ir ao banco, vi que tinha me enganado completamente : o câmbio dianteiro estava todo arrebentado e a corrente nem girava. Não pensei duas vezes: me dirigi à Bike Tech Floripa que, além de ter um atendimento e oficina excelentes, é a que fica mais próxima de onde trabalho (cerca de 1.7 km) com uma descida e um trecho plano. Deixei o banco para depois.
Aproveitei o embalo na descida e criei um novo meio de transporte depois: a Bicinet (mistura de bicicleta com patinete :).
Não demorei muito para chegar à Bike Tech Floripa. Felizmente o proprietário (Erni) interrompeu o horário de almoço dele para poder consertar a minha bike.
De cara retirou o câmbio e decretou: "Não tem o que fazer, a não ser jogá-lo no lixo" :(. Mesmo assim a corrente ainda continuava travando, pois tinha arrebentado também. Como não tinha na loja o modelo de câmbio igual ao que estava na bike, ele propôs uma solução: tirar alguns elos da corrente, emendá-la e deixá-la fixa na coroa central. Desta forma, teria 10 marchas disponíveis (a coroa central e as 10 do cassete traseiro; 1 x 10).
Arrumada a bike, passei pelo banco e retornei pedalando minha Scott 10 marchas, que ficou como pode ser visto nas fotos abaixo! :)
sem o câmbio dianteiro e |
com a corrente fixa na coroa central |
P.s.: o Erni me informou, no mesmo dia, que já encomendou um novo câmbio e que o mesmo chegará até a próxima terça-feira.
Nenhum comentário